Teste do Olfato é fundamental no acompanhamento durante e pós Covid-19 - Hope

Blog

Teste do Olfato é fundamental no acompanhamento durante e pós Covid-19

Teste é importado dos Estados Unidos. Hospital de Olhos de Pernambuco é um dos únicos do estado a disponibilizar o exame

O Hospital de Olhos de Pernambuco, HOPE, passa a disponibilizar entre os seus exames, o Teste do Olfato. Importado dos Estados Unidos, o UPSIT foi desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, reúne 40 substâncias e cada pessoa demora cerca de 15 minutos para concluir.   As substâncias vem em cartelas que contém uma área onde o paciente pode cheirar e marcar a opção para posterior avaliação do médico.  O HOPE é um dos únicos hospitais de Pernambuco a disponibilizar esse serviço.

O procedimento também alerta para o acompanhamento durante e pós Covid-19, já que um dos sintomas do vírus é a anosmia. ” Febre, tosse seca falta de ar foram os primeiros sintomas listados para a Covid-19. No entanto, agora sabe-se que existem outros sintomas ainda mais prevalentes e que podem ser utilizados até mesmo com mais segurança no rastreamento da doença. E a redução ou perda do olfato está entre eles”, informa a médica otorrinolaringologista do HOPE, Raquel Rodrigues.

Um recente estudo epidemiológico apontou dados sobre os sintomas do novo coronavírus. Desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas, o EPICOVID19-BR aponta os sintomas por predominância. Nos dados da pesquisa, a alteração do sentido do olfato foi listada por 61% das pessoas entrevistadas. Na sequência, dor de cabeça, com 62,2%, e febre com 56,2%. “A febre não é a melhor forma de se diagnosticar a Covid-19, até porque ela pode surgir em muitas outras situações e infecções. Já a anosmia é diferente. Ela é uma lesão estrutural, ou edema nas células olfativas, que é predominante do coronavírus”, explica a especialista.

Acompanhe o Hope no Instagram