Outubro Rosa: Câncer de Mama também pode causar metástases oculares - Hope

Blog

Outubro Rosa: Câncer de Mama também pode causar metástases oculares

O cuidado com a saúde deve ser uma constante. Contudo, no mês de outubro, a comunidade médica se dedica a compartilhar informações e promover a conscientização sobre o Câncer de Mama, doença que mata cerca de 458 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O que poucos sabem, porém, é que a enfermidade também pode causar metástases oculares.

 

“As células cancerígenas que correm por meio da corrente sanguínea podem ser provenientes de outro tumor pré-existente. É muito comum que pacientes com cânceres de mama, pulmão ou próstata também relatem problemas em outros órgãos, incluindo os olhos” explica Cecilia Cavalcanti, oftalmologista da HOPE. A médica também alerta para a possibilidade do tumor afetar a área principal da visão e causar descolamento de retina, promovendo piora na visão do paciente.

 

O diagnóstico é clínico e conta com a ajuda de exames de ultrassonografia ocular, que também são utilizados para acompanhar a regressão das metástases durante o tratamento. “Em alguns casos o paciente não sabe a existência do tumor primário quando o tumor atinge os olhos, o que torna ainda mais essencial a realização de exames para localizar o câncer primário, antes que ele se espalhe ainda mais” acrescenta. As metástases do olho podem ser tratadas com quimioterapia sistêmica, não havendo a necessidade de radioterapia externa ou braquiterapia na maioria das vezes.

 

É importante ressaltar a realização dos exames de mamografia e fundo de olho para mulheres a partir dos 39 anos ou aquelas que apresentam histórico da doença na família. “De forma geral, o diagnóstico precoce torna o tratamento mais fácil, aumentando os índices de cura e diminuindo as sequelas” finaliza Cecília Cavalcanti.

Acompanhe o Hope no Instagram