Blog

Infância – Atenção desde o início

O teste do olhinho é o primeiro exame oftalmológico do bebê e pode ser realizado ainda na maternidade, nas primeiras horas de vida. Caso não seja feito na maternidade, é importante realizá-lo nos primeiros dias de vida do bebê, O teste, que dura cerca de cinco minutos, é importante para o diagnóstico de uma série de distúrbios nos olhos, como a catarata e o glaucoma congênito, inflamações e tumores, como o retinoblastoma, um tipo de câncer raro que pode ser fatal.

Caso o teste do olhinho não detecte nenhuma alteração no olho do bebê, os primeiros exames de rotina devem ser feitos entre os três e seis meses de idade. “Assim como a fala e a capacidade de andar, a visão fica mais nítida com o desenvolvimento da criança. A ideia do acompanhamento precoce, assim como do teste do olhinho, é identificar se existe alguma alteração ocular e assim evitar prejuízos nesse desenvolvimento”, explica a médica oftalmologista Dra. Bruna Ventura.

Após essa idade, os exames devem se repetir a cada seis meses até os dois anos, quando o acompanhamento passa a ser anual. Durante a primeira infância, as crianças, principalmente as que ainda não estão em idade escolar, não conseguem externar problemas na visão. Por isso é importante que o acompanhamento seja feito mesmo que não haja nenhuma queixa”, reforça a médica.

Acompanhe o Hope no Instagram