Blog

HOPE inaugura novo departamento exclusivo para atendimento de bebês.

O “Espaço Bebê HOPE” concentra serviços de otorrino e oftalmo para recém-nascidos.

O novo departamento do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) será chamado “Espaço Bebê HOPE” e foi pensado para reunir, em um só local, exames e serviços pediátricos, tanto em oftalmo como em otorrino, com foco nos bebês.

O “Espaço Bebê HOPE” conta com consultórios, triagem, salas para o teste do olhinho, da orelhinha e da linguinha, sala de amamentação e uma equipe composta por otorrinolaringologistas e oftalmologistas. Tudo isso em uma estrutura completa com o carinho e a atenção que toda mãe e recém-nascido merecem receber.

Sala de Amamentação

“Buscamos sempre exercitar a empatia e entender a necessidade dos nossos pacientes. Ao longo do tempo vimos a importância de concentrar, em um só lugar, os exames de oftalmo e otorrino necessários para o recém-nascido, fazendo com que em uma única saída de casa ele consiga realizar os exames de teste do olhinho, teste da orelhinha e teste da linguinha, todos em um mesmo lugar.”, comenta Dra. Eveline Barros.

Na entrada do “Espaço Bebê HOPE”, mamães e papais encontrarão uma linha do tempo que mostra a rotina ideal de visitas ao HOPE ao longo da vida, destacando as principais alterações no olho e exames que devem ser feitos de acordo com a faixa etária. “É de fundamental importância fazer os testes do olhinho, da orelhinha e da linguinha. O bebê começa o seu desenvolvimento a partir do nascimento e a maior parte desse processo ocorre durante o primeiro ano de vida. Dessa forma, a avaliação, tanto oftalmológica, quanto a de um otorrino, é primordial e deve ser feita não apenas nos primeiros dias de vida, mas também acompanhado durante os seus primeiros anos”, comenta Dra. Larissa Ventura.

Linha do Tempo – Espaço Bebê HOPE

  • Teste do Olhinho – É rápido e indolor. Através dele é possível diagnosticar se o recém-nascido nasceu com algum problema no olho, como catarata, opacidades de córnea, graus fortes (miopia, astigmatismo, astigmatismo) e retinoblastoma. O diagnóstico precoce é muito importante para que o tratamento seja feito no momento adequado para diminuir interferências no desenvolvimento visual desse bebê.
  • Teste da Orelhinha – O exame tem como finalidade avaliar a audição do bebê. O ideal é que o procedimento seja realizado logo nos primeiros dias de vida, preferencialmente até os três meses de idade. Quando detectado algum problema, o bebê dá seguimento com a investigação adequada e o tratamento indicado o mais rápido possível.
  • Teste da Linguinha – A amamentação está diretamente relacionada com as funções de sucção e deglutição, coordenadas com a respiração. Qualquer restrição à livre movimentação da língua pode resultar em dificuldade para amamentar, desmame precoce e/ou dificuldades de ganho de peso. Por isso, a linguinha do bebê também merece toda a nossa atenção. Com o Teste da Linguinha, é possível diagnosticar e identificar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos.

Sala Teste da Orelhinha e Teste da Linguinha.

Acompanhe o Hope no Instagram