Estudos apontam que o Covid-19 pode causar lesões na retina - Hope

Blog

Estudos apontam que o Covid-19 pode causar lesões na retina

Além da conjuntivite, um estudo recente comprovou que a infecção pelo novo coronavírus também pode ocasionar lesões na retina ainda em casos mais leves da doença.  Ainda não se sabe se essas lesões podem causar danos permanentes na visão. A pesquisa foi desenvolvida e teve os resultados preliminares apresentados dia 12 de maio, na revista médica inglesa, The Lancet. O estudo é do Instituto da Visão e do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

“O estudo mostrou que, após um exame de tomografia de coerência óptica, foram vistas lesões em células GANGLIONARES da retina em pacientes com quadros leves e moderados da covid-19. É tudo muito recente e não se sabe se essas lesões vão desaparecer com o tempo ou causar algum dano maior no futuro. O que é necessário neste momento é prestar atenção e estudar mais essas lesões e o comportamento dela”, afirma o médico oftalmologista do HOPE, Dr Vasco Bravo Filho.

Até então, o único sintoma do coronavírus nos olhos era a conjuntivite. “A manifestação do Covid-19 nos olhos aparecia, até o momento, por meio da conjuntivite. O que pode ser ocasionado também por outras infecções virais”, esclarece o médico.

No recente trabalho foram avaliados 12 profissionais da área de saúde que testaram positivo para o coronavirus. As pessoas têm idade de 25 a 65 anos e tiveram as estruturas dos olhos examinadas entre os 11º e 35º dia de infecção. Todos apresentaram lesões quando os olhos foram vistos pelo exame de tomografia de retina.  Além desses, outros 13 estão sendo acompanhados pelo grupo. O estudo ainda aponta que não existe reclamação dos pacientes em relação a estarem enxergando mal, as lesões só aparecem quando testes específicos de fisiologia de retina são feitos

Acompanhe o Hope no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username