Dra. Camila Ventura recebe prêmio nos EUA - Hope

Blog

Dra. Camila Ventura recebe prêmio nos EUA

A médica oftalmologista Camila Ventura é a ganhadora do Prêmio Artemis 2018, conferido pela Academia Americana de Oftalmologia, por sua dedicação ao estudo de pacientes com a síndrome congênita do Zika vírus. A médica se tornou a primeira estrangeira a ser agraciada com este prêmio, em cerimônia realizada no dia 28 de outubro em Chicago.

No site da Academia Americana de Oftalmologia, a atuação da médica em favor dos mais necessitados é ressaltada. “Dra. Camila Ventura está empenhada em erradicar as disparidades de saúde e combater a Síndrome Congênita do Zika”, afirma o texto. Camila Ventura fez sua especialização em Oftalmologia na Fundação Altino Ventura (FAV), organização sem fins lucrativos.

Após formação em oftalmologia, a médica se especializou em Retina Médica, Uveíte e Oncologia Ocular na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em Retina Cirúrgica, na FAV. Os primeiros relatos sobre os achados oculares em bebês afetados pelo vírus Zika durante a gravidez, como parte do surto que atingiu o Brasil, em 2015, foram de sua autoria. Seus estudos abordam, de forma mais específica, os danos estruturais causados ao olho pelo vírus, a fisiopatologia por trás das manifestações, os efeitos de curto e longo prazo desses achados na visão e resposta dos bebês ao tratamento de intervenção precoce.

Em 2016, Camila ingressou no Bascom Palmer Eye Institute, em Miami, onde iniciou sua especialização em retina pediátrica, sob a supervisão da médica Oftalmologista Audina Berrocal e pode descrever os primeiros casos de Zika nos EUA.

A médica Oftalmologista Camila Ventura é atualmente considerada uma expert em Zika Congênita, atualmente, ela está colaborando com o National Eye Institute (NEI) e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), em estudos que abordam os aspectos oftalmológicos e as conseqüências do desenvolvimento neurológico da Síndrome Congênita do Zika Vírus, respectivamente. Dra. Camila Ventura é atualmente a chefe do Departamento de Pesquisa Clínica da Fundação Altino Ventura.

Acompanhe o Hope no Instagram

  • Voc j visitou o canal do HOPE no YouTube? Em
  • Papai e mame com que frequncia voc leva seu filho
  • O estrabismo infantil  um problema causado pela alterao dos
  • Ainda  pouco o nmero de brasileiros que doam sangue
  • A opacidade de cpsula pode aparecer em pacientes que ja