Dor de cabeça ou por trás dos olhos podem ser sintomas de Covid-19 - Hope

Blog

Dor de cabeça ou por trás dos olhos podem ser sintomas de Covid-19

Quando se fala em diagnósticos e sintomas da Covid-19, vem logo a mente febre, tosse seca e problemas respiratórios. No entanto, o vírus, por se tratar de uma novidade, ainda está sendo amplamente estudado, e seus sintomas sofrem, a cada estudo e análise, mudanças. O Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), e sua vasta equipe de especialistas, observou recentemente outros sintomas associados a visão de quem testou positivo para o coronavírus: dor nos olhos e cefaleia intensa.

“Observamos que é recorrente nos pacientes com Covid-19 um quadro de cefaleia intensa acompanhada de dor nos olhos. O coronavírus nem sempre se apresenta com um quadro clássico de febre, tosse e falta de ar. O que se observa é que o paciente muitas vezes pode ter um quadro mais leve, mas acompanhado de problemas oculares, por exemplo”, explica o médico oftalmologista do HOPE, Pedro Soriano.

A Covid-19 foi descoberta dentro do serviço de oftalmologia na China. No país. vários pacientes começaram a apresentar quadro de oftalmologia associado, principalmente, a conjuntivite. “Cerca de 15 a 30% dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus apresentam a conjuntivite viral como um dos sintomas, onde os olhos ficam vermelhos, há um incômodo, mas não existe tanta secreção”, esclarece.

Um outro recente estudou apontou que a infecção pelo novo coronavírus também pode ocasionar lesões na retina ainda em casos mais leves da doença.  “Ainda não se sabe se essas lesões podem causar danos permanentes na visão. A pesquisa foi desenvolvida e teve os resultados preliminares apresentados na revista médica inglesa, The Lancet”, aponta o oftalmologista. No trabalho foram avaliados 12 profissionais da área de saúde que testaram positivo para o coronavírus, e  todos apresentaram lesões quando os olhos foram vistos pelo exame de tomografia de retina.

Acompanhe o Hope no Instagram