Diabetes e Saúde Ocular: quais são os principais riscos?
A diabetes é uma doença que chega de maneira silenciosa e, caso descontrolada, com o passar do tempo os danos se tornam cada vez mais sérios, afetando a saúde dos órgãos e, principalmente, da visão.
Doenças oftalmológicas, como: retinopatia diabética, glaucoma, catarata e edema macular podem ser provocadas pelo excesso de açúcar no sangue e, quando não tratadas, são capazes de gerar danos irreversíveis à visão. Com acompanhamento especializado, é possível prevenir, controlar e, até mesmo, reverter alguns danos da visão causados pela diabetes.
O que é a diabetes?
A diabetes é uma condição de saúde crônica, que afeta o modo como o corpo transforma os alimentos em energia. A maioria dos alimentos que uma pessoa ingere é composta por açúcar e é liberada na corrente sanguínea.
Quando o açúcar no sangue sobe, ele sinaliza ao pâncreas para liberar insulina. A insulina atua como uma chave para permitir que o açúcar do sangue entre nas células do seu corpo para ser usado como energia.
Se uma pessoa tem diabetes, o seu corpo não produz insulina suficiente ou não utiliza de forma adequada a insulina que produz. Quando isto ocorre, muito açúcar permanece na corrente sanguínea. Com o tempo, esse excesso pode causar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, doenças renais e problemas sérios de visão.
Como a diabetes pode interferir na saúde da visão?
A quantidade excessiva de glicose no sangue pode causar embaçamento, distorção da imagem, turvação visual e, por fim, cegueira irreversível. Atualmente, a diabetes ocular é a principal causa de cegueira no mundo em pessoas economicamente ativas. O mais preocupante é que 1 em cada 2 pacientes não sabe que tem a doença
Quais são as doenças oculares desenvolvidas pela diabetes?
A diabetes não controlada ou não diagnosticada pode afetar a visão, desencadeando diversas doenças oftalmológicas, também chamadas de doenças oculares diabéticas. Estas condições incluem glaucoma, catarata, retinopatia diabética, edema macular diabético e até cegueira.
- Retinopatia diabética: a retinopatia diabética é uma das complicações mais temidas da diabetes e pode causar danos irreversíveis à visão;
- Edema macular diabético: uma consequência da retinopatia diabética. Essa doença pode ocorrer em qualquer estágio da doença, embora o risco aumente de acordo com a gravidade da condição.
- Glaucoma e Diabetes: o glaucoma é uma doença ocular que pode causar cegueira de forma irreversível pois, quando não controlado, pode danificar uma estrutura responsável pela formação da imagem, chamada de nervo óptico. O paciente diabético tem até 40% mais chances de desenvolver glaucoma em relação à população geral.
- Catarata e Diabetes: a catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. A perda da transparência dessa estrutura leva à alteração da visão de cores e à sensação de estar enxergando através de um vidro embaçado. Quando o diabético não realiza o controle adequado da glicose, os níveis de açúcar no humor aquoso e cristalino aumentam, afetando a visão.
Quais são os principais tratamentos das doenças oculares provocadas pela Diabetes?
A fotocoagulação à laser de retina é uma modalidade de tratamento indicada para os casos mais avançados da retinopatia e deve ser realizada com o objetivo de evitar complicações e preservar a visão.
Em casos de hemorragia significativa ou descolamento de retina associado, pode ser necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para remover o sangue e/ou colocar a retina no lugar. Saiba mais sobre a Diabetes, lendo nosso E-book gratuito.
HOPE é referência em cuidados com a sua saúde
A prevenção dos danos oculares provocados pela Diabetes deve ser realizada através do controle da glicemia e das comorbidades, além do acompanhamento regular com o oftalmologista. Cuide-se. Agende agora sua consulta com um especialista HOPE.

