Blog

Cuidados com os olhos devem ser redobrados no verão, alerta médica oftalmologista

A estação mais quente do ano chegou e mesmo com as restrições e os cuidados que o momento exige, muitas pessoas estão optando por fazer atividades ao ar livre. Piscina, praia, campo. Apesar da diversão, é importante ficar alerta aos sinais que os olhos dão nesta época. Alergias e irritações oculares são incômodos bastante comuns, que podem ser evitados caso alguns cuidados sejam redobrados, segundo a médica oftalmologista do Hospital dos Olhos de Pernambuco (HOPE) Bruna Ventura.

 

“Uma tendência maior nesse período são as alergias ao cloro e água salgada, que podem causar irritação, vermelhidão e coceira. O ideal nesses casos é lavar bem os olhos com água corrente. Caso os sintomas persistam, o médico oftalmologista deverá ser consultado”, afirma a médica Bruna Ventura.

 

O uso dos óculos de sol também é essencial, e deve ser encarado como muito mais do que um artigo de beleza. Óculos de sol e de grau inadequados, sem a devida proteção dos raios ultravioletas, UVA e UVB, são contraindicados. Isso porque a pupila tem a finalidade de regular automaticamente a quantidade de luz que entra nos olhos quando a pessoa é exposta a ambientes claros e escuros.

 

“Em ambientes ensolarados, os óculos de sol de qualidade têm proteção às radiações solares e bloqueiam a entrada excessiva da luz, protegendo os olhos, diminuindo o risco de desenvolver doenças na retina. Aqueles comprados sem o selo de proteção ultravioleta enganam a pupila por causa do falso ambiente escuro proporcionado pelas lentes, podendo causar sérios prejuízos à saúde ocular “, alerta a médica oftalmologista.

 

Cuidados com crianças:  Nesses períodos de lazer e descontração, aumenta também o risco de acidentes domésticos com crianças, é o que alerta a Dra. Bruna Ventura. “Quando a gente fala em crianças brincando, a gente tem que falar em redobrar o cuidado para evitar acidentes em casa. É muito importante evitar que a criança corra pela casa com objetos pontiagudos, além de ter todo o cuidado em relação aos brinquedos que elas estão usando” afirma Bruna Ventura.

Acompanhe o Hope no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username