Como proteger os olhos e se prevenir do Coronavírus - Hope

Blog

Como proteger os olhos e se prevenir do Coronavírus

Os olhos também são considerados uma via de transmissão do Coronavírus. Pensando em esclarecer dúvidas e dar também atenção a um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo, o oftalmologista Vasco Bravo Filho dá dicas de como protegê-los e evitar o contágio.

Limite sua exposição ocular – Essa medida é válida não só para prevenção do Novo Coronavírus, pois nossas mãos podem infectar os olhos com várias outras doenças. Agora, o cuidado deve ser redobrado. Está comprovado, pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO), que os olhos podem ser porta de entrada para o vírus. Por isso, evite tocá-los.

Evite o contato com lágrimas – As lágrimas também são fonte de contaminação. Em casos suspeitos, evitar o contato, ensina o médico.

Prefira óculos a lentes de contato – Se você usa lentes de contato, mude para o uso de óculos temporariamente. Pessoas que usam lentes de contato costumam tocar mais nos olhos! Manter os óculos sempre limpos, também é essencial. Lave-os ao menos uma vez por dia.

Atenção à conjuntivite – Além de sintomas como febre, tosse e falta de ar, que podem aparecer 2 a 14 dias após a exposição do vírus, alguns pacientes apresentaram casos de conjuntivite – alguns estudos mostram SARS-CoV-2 nas secreções oculares. Isso sugere que o vírus infecta a conjuntiva e causa conjuntivite, diferente de uma gripe comum. Por isso, atente à conjuntivite associada dos outros sintomas.

Além dessas dicas, Vasco Bravo Filho lembra ainda das medidas básicas de proteção: “Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o cotovelo flexionado. E lembre-se, lavar as mãos, higienizar equipamentos eletrônicos, utilizar álcool em gel e evitar aglomerações também são medidas que podem evitar a contaminação do vírus”, finaliza.

Acompanhe o Hope no Instagram