Blog

Cirurgia de catarata pode reduzir risco de Alzheimer entre idosos

Segundo o estudo de pesquisadores da Universidade de Washington, o procedimento cirúrgico para tratamento de catarata ajuda a diminuir em até 30% o risco de desenvolver formas de demência após os 60 anos.

Neste estudo, 3.038 pessoas com mais de 65 anos participaram. Nenhum deles apresentava demência no momento do diagnóstico e foram acompanhados ao longo dos anos através de um estudo de memória. Entre eles, 1.382 haviam feito cirurgia de catarata, e os outros, não. Os pesquisadores concluíram que o risco total de demência era 29% mais baixo entre quem havia realizado a cirurgia de catarata, comparados com os que não fizeram o procedimento.

O resultado reforça pesquisas anteriores que apontam que a perda de visão, assim como a perda auditiva, são fatores de risco de declínio cognitivo. Pessoas com dificuldade para enxergar ou ouvir podem se afastar de atividades como exercício físico, interações sociais, leitura ou atividades intelectuais, que reduzem o risco de desenvolver demência.

“Umas das possibilidades para esse achado é manter a qualidade da visão fazendo com o paciente apresente boa interação com outros indivíduos e manutenção de uma rotina diária ativa. Embora nenhuma relação direta possa associar as duas doenças, a cirurgia de catarata pode ser considerada um fator de proteção”, explica o médico oftalmologista do HOPE, Dr. Bernardo Cavalcanti.

 

O que é a catarata?

A catarata consiste na opacificação do cristalino, lente natural do olho, provocando uma diminuição da visão que varia de leve até causar cegueira. A catarata é considerada a maior causa de cegueira reversível do mundo. Sua incidência em indivíduos com idades entre 65 e 74 anos é de aproximadamente 47,1% e nos indivíduos acima de 75 é de 73,3%.

 

Quais são os sintomas?

O sintoma inicial da catarata é o embaçamento da visão. O portador de catarata pode também enxergar a presença de halos ao redor das luzes à noite e sombras na visão. Em casos mais avançados, pode haver a perda completa da visão.

 

Quais as causas?

As cataratas podem ser adquiridas (relacionadas à idade, trauma, doenças sistêmicas, fumo, uso de medicamentos como uso de corticoide prolongado, uveítes) ou congênitas (quando a criança nasce com a malformação do cristalino intra útero)

 

Como funciona a cirurgia de catarata?

O tratamento da catarata é feito através de uma cirurgia que consiste na remoção do cristalino opacificado e colocação de uma lente que permanecerá dentro do olho do paciente para corrigir o seu grau.

As técnicas cirúrgicas tradicionais incluem a facectomia extracapsular e a facoemulsificação. Porém, atualmente, já existe a cirurgia de catarata feita a laser. Esta nova tecnologia é bastante precisa e traz mais segurança para o procedimento cirúrgico.

 

Acompanhe o Hope no Instagram