Ceratocone: saiba mais sobre a doença e seu diagnóstico.
O Ceratocone é uma deformação na córnea que cria uma “pontinha” em formato de cone na parte frontal do olho. Sua principal característica é o afinamento na estrutura da córnea e um aumento na sua curvatura.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100.000 pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem o Ceratocone. Geralmente, ele se manifesta primeiramente na adolescência, entre os 13 e 18 anos de idade do paciente, sendo frequentemente bilateral.
Quais os fatores de risco?
Alguns fatores podem facilitar ou gerar uma predisposição para o surgimento do Ceratocone. São eles:
– Coçar os olhos;
– Histórico familiar;
– Desordens sistêmicas;
– Fatores alérgicos;
– Uso de lentes de contato rígidas mal adaptadas.
Saiba mais sobre cada um deles, em nosso canal do Youtube.
Fique atento aos sinas do Ceratocone:
Na maioria dos casos, as pessoas não percebem que possuem a doença, pois ela aparece disfarçadamente, sendo, por vezes, comumente confundida com miopia ou astigmatismo. Alguns sintomas mais característicos podem ser destacados:
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Irritação;
- Ofuscamento;
- Embaçamento e distorções moderadas;
- Imagens duplas;
- Dificuldade para enxergar à noite.
Se você apresentar um ou mais sintomas descritos acima, procure um médico oftalmologista HOPE.
O diagnóstico precoce ajuda a controlar a doença.
Para diagnosticar o Ceratocone, é preciso realizar o exame oftalmológico em paralelo a alguns exames de imagem da córnea.
A tomografia da córnea destaca-se como um dos exames mais precisos para diagnosticar o Ceratocone e avaliar a saúde da sua córnea. O procedimento verifica a curvatura posterior e anterior da córnea e seu mapa de espessura.
Aqui, no HOPE, você realiza não só esses exames, mas também todos os outros necessários para manter a saúde da sua visão.
O cuidado contra o Ceratocone deve ser constante.
Na maioria das situações, o avanço do Ceratocone é solucionado por meio de adoção de óculos, lentes de contato ou cirurgia, como o implante de anel e o crosslinking: onde acontece a aplicação de raios ultravioleta associados à vitamina B2. Essa é uma alternativa segura e excepcional para muitos casos em progressão.
Porém, alternativas mais invasivas podem ser adiadas ou desnecessárias, caso o paciente siga corretamente as orientações médicas e mantenha uma agenda de visitas periódicas.
Saiba mais sobre o Ceratocone, diagnóstico e tratamento lendo nosso E-book gratuito.

