Blog

Atenção aos Tumores nos Olhos

Certos sintomas podem ser percebidos pelo próprio paciente.

Assim como acontece com outras doenças, determinados sintomas podem ser detectados pelos próprios pacientes mas, nos casos dos tumores oculares, uma grande parte dos casos é diagnosticado por meio de consultas de rotina.

De acordo com a médica oftalmologista Dra. Cecília Cavalcanti, a identificação dos sintomas por parte dos pacientes vai depender da localização específica do tumor. “Ele pode acometer tanto as pálpebras e superfície dos olhos como também as estruturas internas dos mesmos”, esclarece a especialista. Tumores palpebrais e da superfície podem ser identificados pelos pacientes devido ao surgimento de nodulações e carnosidades na superfície do olho.

 

Em se tratando de tumores oculares, um dos tipos mais conhecidos no mundo é o câncer denominado melanoma ocular. Este é um tumor que pode ocorrer nas pálpebras, na conjuntiva, na íris, no corpo ciliar ou na coróide. “Quando este tumor acomete a parte anterior do olho, os pacientes se queixam do surgimento de uma lesão escura podendo estar localizada na conjuntiva ou até na íris. Já os tumores mais posteriores, como os do corpo ciliar e da coroide, geralmente são diagnosticados pelo exame de rotina ou por um quadro de baixa de visão”, detalha a médica.

Por mais que os pacientes sejam capazes de identificar problemas nos olhos, apenas um profissional qualificado pode fazer uma avaliação adequada e indicar os procedimentos necessários para um tratamento eficaz. “Por meio do exame oftalmológico, avaliamos tanto as estruturas externas como as internas e podemos, ainda, ter o auxílio de exames complementares como ultrassonografia e a retinografia que realiza fotos do fundo do olho para acompanhamento”, explica a médica Cecília.

 

Acompanhe o Hope no Instagram