Retina - Hope

Cirurgias

Retina

A retina é uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Sua função é transformar o estímulo luminoso num estímulo neurológico que é transmitido ao nervo óptico. Por sua vez, o nervo óptico leva estas informações para o cérebro que após seu o processamento, se transforma no que chamamos de visão. A região da retina que é capaz de formar a imagem de melhor qualidade chama-se mácula.

A principal doença relacionada à retina é o buraco macular, que é literalmente a perda de tecido (buraco) na região central da retina. Pode ser decorrência de um trauma ou alguma inflamação do olho. Porém, na maioria das vezes, o buraco macular ocorre por alterações relacionadas à idade, sem doença prévia (buraco macular primário).

Quando se estabelece, o buraco macular costuma aumentar de tamanho com o passar do tempo, com a consequente piora da visão central. Raramente o buraco fecha-se espontaneamente. O paciente nota dificuldade visual central e distorção das imagens.

O exame fundamental para comprovar a existência do buraco macular e avaliar seu tamanho e características é a tomografia de coerência óptica (OCT). O tratamento do buraco macular é cirúrgico. Depois da cirurgia, o paciente é orientado, em geral, a ficar com o rosto virado para baixo durante alguns dias, para que o gás que é colocado dentro do olho comprima a região afetada e facilite o fechamento do buraco.

Entre em contato com o HOPE:

Marcação de consultas pelo WhatsApp Clique aqui
Conheça as nossas unidades Clique aqui