Retina - Hope

Cirurgias

Retina

O buraco macular é uma doença que afeta a região central da visão e se caracteriza por uma perda do tecido (buraco) na região central da retina (mácula). O buraco macular é causado principalmente pelo envelhecimento natural do olho (relacionado à idade), mas também pode surgir após uma pancada (trauma) ou após um processo de inflamação intraocular.

Quando se estabelece, o buraco macular costuma aumentar de tamanho com o passar do tempo, com a consequente piora da visão central. A queixa principal do paciente é uma mancha central na visão e a distorção das imagens. O exame fundamental para comprovar a existência do buraco macular e avaliar seu tamanho e características é a tomografia de coerência óptica (OCT).

Em crianças após um trauma, o buraco macular pode fechar espontaneamente, porém em adultos, isso raramente acontece e o paciente precisa ser operado. O tratamento cirúrgico do buraco macular é a vitrectomia. Este procedimento cirúrgico é realizado no HOPE com os aparelhos mais modernos e a técnica mais difundida mundialmente. Depois da cirurgia, o paciente é orientado, em geral, a ficar com a cabeça abaixada durante alguns dias, para que o gás que é colocado dentro do olho, comprima a região afetada e facilite o fechamento do buraco.

Entre em contato com o HOPE:

Marcação de consultas pelo WhatsApp Clique aqui
Conheça as nossas unidades Clique aqui