Estrabismo - Hope

Cirurgias

Estrabismo

É a especialidade que previne e trata as doenças oculares da infância, entre elas o estrabismo, que consiste no desalinhamento entre os olhos. Conhecido também como desvio ocular, pode ser convergente, divergente ou vertical (para cima ou para baixo). O grande problema é que ele pode causar perda definitiva de visão no olho desviado.

Costuma aparecer com mais frequência em crianças, mas pode surgir em qualquer idade. Em alguns casos, pode haver história de casos na família. A criança com estrabismo não se queixa de sintomas e, apesar da maioria dos estrabismos serem percebidos pelos familiares, pequenos desvios podem não ser notados, sendo fundamental a consulta com o oftalmopediatra anualmente para exame da motilidade ocular.

O paciente com o mal pode apresentar, além do desvio ocular, uma posição viciosa da cabeça (tentativa de compensar o desvio), baixa da visão (olho amblíope, preguiçoso), visão dupla e perda da visão de profundidade (estereopsia). Essa perda da visão de profundidade pode levar a criança a ter quedas mais frequentes ou ser tida como “desastrada”.

O tratamento visa primeiramente evitar a baixa da visão (ambliopia) e tratar problemas oftalmológicos que possam estar associados ao desvio, como por exemplo, a necessidade do uso de óculos por conta de grau. O estrabismo pode ser compensado com o uso dos óculos, mas podem ser necessários outros tratamentos, como o uso do tampão, exercícios ortópticos, medicamentos (toxina botulínica) e a cirurgia. O médico oftalmologista conduzirá cada caso da forma mais indicada e precisa.

Entre em contato com o HOPE:

Marcação de consultas pelo WhatsApp Clique aqui
Conheça as nossas unidades Clique aqui