Catarata - Hope

Cirurgias

Catarata

A catarata é considerada a maior causa de cegueira reversível do mundo. Sua incidência em indivíduos com idades entre 65 e 74 anos é de aproximadamente 47,1% e nos indivíduos acima de 75 é de 73,3%.

A catarata consiste na opacificação do cristalino, lente natural do olho, provocando uma diminuição da visão que varia de leve até causar cegueira.

O sintoma inicial da catarata é o embaçamento da visão. O portador de catarata pode também enxergar a presença de halos (círculos) ao redor das luzes à noite e sombras na visão. Em casos mais avançados, uma mancha branca pode ser percebida no centro da pupila.

O tratamento da catarata é feito através de uma cirurgia. Existem duas técnicas: a extracapsular e a facoemulsificação. A cirurgia consiste na remoção do cristalino opacificado, substituindo por uma lente que permanecerá dentro do olho do paciente.

Hoje, a cirurgia de catarata é bastante segura e raramente apresenta complicações. O resultado visual tem sido bastante satisfatório, levando em consideração que o paciente não apresente nenhuma outra causa de baixa visual associada.

As cataratas são divididas em dois tipos:

  • Adquiridas: relacionada à idade ou senil, traumáticas e secundárias (induzidas por medicamentos ou inflamação).

  • Congênitas: quando o paciente já nasce com a catarata devido a algum evento que se transcorreu durante desenvolvimento intrauterino.

Entre em contato com o HOPE:

Marcação de consultas pelo WhatsApp Clique aqui
Conheça as nossas unidades Clique aqui