Saiba tudo sobre as lentes de contato e tenha mais saúde ocular

As lentes de contato são pequenos recursos ópticos que usamos na frente da córnea. Entre esta e a lente, temos o filme lacrimal que é responsável por levar a maior parte do oxigênio para a córnea.
O uso de lentes de contato ganha cada vez mais importância na prática da oftalmologia. Estima-se que existam mais de 140 milhões de usuários de lentes de contato no mundo, sendo pelo menos 2 milhões destes no Brasil, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC).
Conheça os diferentes tipos de lentes de contato no nosso post do Instagram. Clique aqui!
A importância do acompanhamento com o oftalmologista no uso das lentes
Existem riscos sérios no uso de lentes sem supervisão e acompanhamento de um oftalmologista. Não se decide a compra de lentes de contato, mesmo as coloridas, como se decide a compra de uma roupa ou um corte de cabelo.
A adaptação de lentes é um ato médico porque envolve um exame oftalmológico completo: a indicação, a prescrição e a adaptação e controle dessa lente no olho do usuário.
Mesmo uma lente bem adaptada pode, a qualquer momento, passar a provocar problemas por diminuição da oxigenação da córnea, por reações alérgicas, por uso incorreto e tantas outras complicações que vão desde “simples” conjuntivites até úlceras de córnea que podem levar à perda da visão.
A lente de contato altera a fisiologia da córnea, podendo provocar complicações. Quando a lente de contato é colocada no olho, o processo de adaptação é contínuo e dinâmico e só acaba quando a pessoa deixa de usá-la. Por isso, encaramos as lentes como material de uso exclusivo do médico. Lembre-se que o que se realiza é um ato médico e não um ato de comercialização.
Portanto, as pessoas que desejam fazer uso de lentes de contato, quer para substituir os óculos de grau ou só estéticas (coloridas), devem procurar um profissional habituado (o médico oftalmologista) para não só fornecer as lentes, mas fazer acompanhamento evitar complicações ou tratar adequadamente qualquer intercorrência, evitando assim, arriscar-se a contrair um problema sério de visão.
HOPE é referência no tratamento de lentes de contato
No HOPE, o paciente é avaliado por um especialista em córnea e lentes de contato, que vai verificar o grau, a superfície ocular, identificar se há presença de olho seco e a qualidade da lágrima, fazendo testes para definir a lente que melhor se enquadra para cada paciente.
Além disso, será feito uma simulação no próprio hospital para o paciente aprender a colocar e tirar a lente corretamente, além de aprender como limpá-la e armazená-la adequadamente, para que o uso das lentes de contato não tragam riscos desnecessários.