Há várias opções de tratamento para o Glaucoma, porém, o tratamento ideal é aquele que melhor proporcione o controle da doença evitando a sua progressão. Dentre os motivos que levam à perda da visão no Glaucoma, a pressão intraocular é o único que conseguimos intervir.
A primeira linha de tratamento do glaucoma é o uso de colírios hipotensores e em alguns casos o tratamento a laser. Quando o tratamento clínico com colírios e/ou laser não é capaz de controlar a pressão intraocular, podemos lançar mão de algumas possibilidades cirúrgicas.
A cirurgia antiglaucomatosa, como é chamada, não se destina a recuperar as fibras nervosas do nervo óptico que foram perdidas. Ou seja, a cirurgia não reverte a visão ou amplia o campo visual perdido, mas ela pode estacionar a doença.
O HOPE disponibiliza novos tratamentos minimamente invasivos para o glaucoma. Dentre eles, o mais utilizado é iStent®, um microdispositivo que é introduzido por uma pequena incisão no olho para facilitar a drenagem e diminuir a pressão intraocular.
Por ser uma doença silenciosa que não causa sintomas, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.